domingo, 17 de outubro de 2010

Origem do Sistema Solar

O Sistema solar é constituído pelo Sol e pelo conjunto dos corpos celestes que se encontram no seu campo gravítico, e que compreende os planetas que atualmente compõem o sistema solar, em ordem de sol-espaço: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Neptuno. Plutão hoje em dia não é mais considerado um planeta embora esteja ainda no sistema solar e recentemente outros dois corpos da mesma categoria de Plutão foram descobertos nas regiões mais externas do sistema solar, conhecidas como Nuvem de Oort e Cinturão de Kuiper, dos quais ainda não se sabe muita coisa, e uma miríade de outros objetos de menor dimensão entre os quais se contam os corpos menores do Sistema Solar (asteroides, transneptunianos e cometas).

Ainda não se sabe, ao certo, como o sistema solar foi formado. Existem várias teorias, mas apenas uma é atualmente aceita. Trata-se da Teoria Nebular ou Hipótese Nebular.
O Sol começou a brilhar quando o núcleo atingiu 10 milhões de graus Celsius, temperatura suficiente para iniciar reações de fusão nuclear. A radiação acabou por gerar um vento solar muito forte, conhecido como "onda de choque", que espalhou o gás e poeira restantes das redondezas da estrela recém-nascida para os planetas que se acabaram de formar a partir de enormes colisões entre os protoplanetas.


Hipótese Nebular

A hipótese da nebulosa sugere que todos os corpos do Sistema Solar se formaram a partir de uma enorme nuvem nebular constituída aproximadamente por 80 % de hidrogénio, 15 % de hélio e uma pequena percentagem de elementos como o silício, alumínio, ferro, cálcio, oxigénio, carbono e azoto.
Há aproximadamente 5.000 milhões de anos, esta enorme massa, nuvem de pequenos fragmentos rochosos e de gases, começou a contrair-se devido à sua própria influência gravitacional. A massa de material em contracção apresentava um movimento de rotação. À medida que esta nuvem em lento movimento de rotação se contraía pela ação da gravidade, ia girando cada vez mais depressa. Esta rotação fez com que a nuvem da nebulosa primitiva adotasse uma forma discoidal. Neste disco em rotação, contracções relativamente pequenas formaram os núcleos a partir dos quais se desenvolveram os planetas. No entanto, a maior concentração de material foi gravitacionalmente empurrada para o centro, formando o proto-sol.



6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Vi em um documentário que que as explosões solares canalizam partículas de energia até uma camada do sol chamada cromosfera onde transferem energia rapidamente, como uma bola branca batendo nas outras como em um jogo de biliar assim quando tem uma grande explosão, ela lança muitas partículas de energia ao mesmo tempo. Aconteceu um tremor solar e em 1998, ouve uma explosão tão forte na coroa que o material que voou para a superfície solar chocou se contra ela e formou ondas que se espalharam, essas ondas tem 3Km de altura e vão numa velocidade de até 400.000km por hora e esse tremor chegaria à 11,3 na escala Richter

    william

    ResponderExcluir
  3. muito bom! eu nao sabia que o sol era branco, muito interessante isso. muito legal o efeito das auroras boreais.

    ResponderExcluir
  4. Matheus Gelati Pascoal
    Muito legal... Também gostei muito do efeito das auroras boreais, afinal will, e esse comentario? cópi cola? xD

    ResponderExcluir
  5. Muito bom! Achei bem interessante a hipotese nebular e a formação de auroras boreais!
    Julia

    ResponderExcluir
  6. O sistema solar é composto pelos seguintes planetas:Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Neptuno.E plutão que não é mais considerado um planeta.Bastante interessante o sol ser branco,e a provavel explosão que fez com que todos os planetas surgissem.

    ResponderExcluir