domingo, 17 de outubro de 2010

Superfície Solar

A superfície visível do Sol é camada de 500km de profundidade chamada fotosfera. É feita de células de gás ascendente chamadas grânulos, que lhe dão um aparência mosqueada, como a de casca de laranja. Essas células de convecção, com cerca de 1.000km de diâmetro, têm vida breve e se renovam constantemente. As espículas são breves jatos de gás que sobressaem da superfície. Parecem minúsculas comparadas com o disco do Sol, mas podem ter milhares de quilômetros de comprimento. Flares solares e anéis de gás quente muito maiores estão muitas vezes associados a manchas solares.
Manchas solares com milhares de quilômetros aparecem periodicamente na superfície e em geral duram semanas. São áreas mais frias onde o gás quente não consegue chegar à por cerca de 40º de ambos os lados do equador. Surgem em ciclos de 11 anos; aparecem e deseperecem em posição cada vez mais próximas do equador e seu número muda durante cada ciclo. Têm cerca de 1.500°C e são mais frias que o resto da fotosfera. A zona central mais escura e frias é a umbra; à sua volta está a mais leve e menos fria penumbra.
Gás é experido e se lança continuamente do superfície do Sol em jatos e lâminas. Nesta série de foto feitas num período de oito horas, flares solares irrompem da fotosfera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário